quarta-feira, 31 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 441

 - Avengers West Coast 82 (Maio de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 197 ("Ódio Shiar")

História: 

* "Murder By Decree" - Escrita por Roy Thomas e Dann Thomas, desenhada por Dave Ross e artefinalizada por Tim Dzon.

Durante um novo desentendimento entre o grupo de Vingadores e a Guarda Imperial Shiar, bem diante dos olhos da Imperatriz Lilandra, o conselheiro Araki é atingido e revela ser um espião skrull. Mais do que nunca, a sede de vingança de Lilandra se transforma em uma urgência pela paz, uma vez que as duas superpotências espaciais estavam sendo manipuladas. Para tanto, terão que deter a Nega-Bomba que foi roubada pelos próprios skrulls. 

Continua...

terça-feira, 30 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 440

 - Captain America 400 (Maio de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 197 ("Assassinato por Decreto")

História: 

* "Murder By Decree" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins e artefinalizada por Danny Bulanadi.

Capitão América acorda em meio ao caos. Na capital do Império Kree, uma explosão faz com que o teto do local onde se encontra desabe. Cavalgando as ondas de choque, o herói atinge a parede, mas os destroços continuam caindo e ele está prestes a ser soterrado. Suas últimas lembranças são a de estar sendo levado por policiais krees até a câmara da Inteligência Suprema, recém empossado como líder do império. Lembra-se também de ver corpos em tubos, provavelmente os krees mortos cujas mentes a Inteligência absorveu. 
Quando a criatura começou a falar... ocorreu a explosão. O herói sobrevive. Em meio à escuridão absoluta, alguém o surpreende. Ele reconhece a voz e para sua surpresa... trata-se do Rei Cobra. Mas, como isso é possível, já que ele está em outro planeta? Mas as surpresas não terminam por aí e outros de seus inimigos surgem. Batroc. Apátrida. Víbora. Caveira Vermelha. Ossos Cruzados. Independente da lógica do que está ocorrendo, esta tem tudo pra ser a pior batalha de sua vida.

Finalmente, após uma árdua luta, o herói é dominado e o Caveira Vermelha está prestes a usar a fumaça de sua cigarrilha no rosto do Capitão América. Essa fumaça causa uma horrenda morte, onde a vítima tem seu rosto deformado como uma... caveira vermelha. Por um instante, Batroc alivia o braço direito do herói, que aproveita a oportunidade atinge o Caveira, fazendo com que a fumaça faça outra vítima: Ossos Cruzados. 

Um a um, ele vai derrotando seus inimigos. Exceto Batroc que, apesar de ser um vilão, parece agir com a mesma honra que o Georges Batroc conhecido pelo Capitão. Para constatar, o herói pede que Batroc tire sua máscara. É então que ele pode ver... que não há um rosto por trás dela. Como o Capitão suspeitava, os vilões foram criados a partir de sua memória, já que ele jamais viu o rosto de Batroc. Quando percebe o truque, os vilões desaparecem.

Logo em seguida, um dos tentáculos a Inteligência agarra o herói. Foi ela quem criou as ilusões para testá-lo, uma vez que pretendia absorver sua mente. Mas o desejo de liberdade do Capitão o tornaria um perigo para sua formação. Por isso, a criatura o liberta.

Enquanto isso, uma astronave, rebocando uma poderosa bomba, passa por um portal estelar e se aproxima do Sol da Terra. O capitão da nave ordena uma mudança de curso para um segundo portal, a meros quinze mil quilômetros dali. Do outro lado do portal, fica o Império Kree, onde a bomba será detonada... e os quinhentos bilhões de habitantes da galáxia morrerão.

Continua...
A+:

* O título brasileiro dessa história, Assassinato por Decreto, remete a uma história de Sherlock Holmes, de mesmo nome, levada aos cinemas em 1979, com o ator Christopher Plummer interpretando o famoso detetive enfrentando o notório Jack, o Estripador. Para ver o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=JJIRu2pDE3I . Mas também é uma brincadeira onde a última sílaba da palavra "Decree" (no título original, em inglês) é a sonorização do nome da raça envolvida nessa história, os kree.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 439

- Thor 446 (Abril de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 197 ("A Starforce Ataca")

História: 

* "Now Strikes the Starforce" - Escrita por Tom DeFalco, desenhada por Pat Olliffe, artefinalizada por Al Milgrom

Os Vingadores, detidos pelos Shiars, são obrigados a entrar em ação quando a Starforce dos Krees invadem o império para assassinar Lilandra, vingando, assim, a morte de seus próprios governantes pelas mãos de Rapina, ex-governante dos Shiars. 

Escapando da prisão graças ao martelo do (inexperiente) Thor, os vingadores acabam provando suas intenções em proteger Lilandra, ganhando a confiança da própria Guarda Imperial. Lilandra, tocada pela valentia dos heróis (principalmente Starfox, que quase sacrifica a própria vida para defender os shiars) decide impedir a rota da Nega-Bomba e negociar um tratado de paz com os krees. Seria uma solução ideal se... os skrulls não encontrassem a bomba à deriva no espaço (graças à intromissão de Magnum e Visão) e a conduzissem para seu destino, condenando não só os krees, também seus históricos inimigos, como o próprio Sistema Solar.

Continua...

domingo, 28 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 438

 - Iron Man 279 (Abril de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 197 ("Julgamento Ruim")

História: 

* "Bad Judgment" - Escrita por Len Kaminski, desenhada por Paul Ryan, artefinalizada por Bob Wiacek e Keith Williams

Utilizando o modo de camuflagem da armadura de Tony Stark, Homem de Ferro e Golias ficam sabendo da prisão dos vingadores através do boletim de notícias público. Através dele, também ficam sabendo que os heróis estão sendo acusados de cúmplices de assassinato dos líderes kree, executados pela ex-imperatriz shiar Rapina. A dupla se separa quando Homem de Ferro decide libertar os Vingadores enquanto Golias é designado a encontrar Rapina, que deve estar escondida na cidade.

Ao atacar parte da cidadela, Homem de Ferro é confrontado por Ronan, o Acusador. Enquanto isso, Golias encontra Rapina se escondendo nos esgotos e a convence a libertar os outros heróis (para a vilã, isso causaria mais danos aos seus inimigos krees).

A luta do Homem de Ferro contra Ronan faz com que sua seu sistema de suporte de vida (que já não estava bem) se sobrecarregue. Admitindo que está próximo ao seu fim, Stark inicia uma seqüência de autodestruição da armadura, que poderá inclusive eliminar Ronan. Mas os Vingadores, libertos por Golias, chegam ao local e o herói desativa a autodestruição.

Apesar de Rapina ter novamente escapado, ela contou ao Golias sobre a Nega-Bomba a ser lançada contra os krees caso ela não voltasse durante um determinado tempo (o que não sabem é que essa bomba já foi lançada e está no espaço, com Visão e Magnum dentro dela). Homem de Ferro decide que o grupo deve ir até o portal estelar impedir que a bomba passe. Mas há uma baixa no grupo: Capitão América não está entre eles. Golias decide que devem resgatá-lo, mas o Homem de Ferro o impede de prosseguir, julgando que impedir a bomba, no momento, é mais importante.

Enquanto isso, no espaço, uma nave skrull identifica um enorme artefato perdido. A Nega-Bomba dos krees.

Continua...

sábado, 27 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 437

 - Avengers 346 (Abril de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 196 ("Assassinato")

História: 

* "Assassination" - Escrita por Bob Harras, desenhada por Steve Epting, artefinalizada por Tom Palmer

Os vingadores liderados pelo Capitão América (Cavaleiro Negro, Hércules, Crystalis e Sersi) chegam próximos a cidadela-capital do Império Kree, onde procuram por Homem de Ferro e Golias. Sersi levita todos sobre o local.

Quando chegam a sede da cidadela, os vingadores são atacados por um exército de elite do qual faz parte Korath, que enfrentaram anteriormente. Entre outros integrantes, surpreende a presença de Capitão Atlas, que pensavam estar preso na Terra. Isso só traz mais preocupação ao grupo, pois os Vingadores que ficaram na Terra podem estar em perigo. Os krees acusam os vingadores de serem peões dos shiars, raça com a qual estão em guerra.

Os Vingadores parecem estar em desvantagem (até mesmo o poderoso Hércules parece ter problemas), mas Crystalis, utilizando seus poderes elementais, lhes dá alguma vantagem. Cavaleiro Negro decide usar medidas mais drásticas e ajusta sua espada neural para matar. A atitude é severamente repreendida pelo Capitão, que afirma deixar os vingadores quando algo desse tipo for aprovado por ele. Cavaleiro Negro obedece ao líder de campo.

Quando os heróis estão praticamente derrotados e cercados... o esquadrão de krees simplesmente... pára. O motivo é a presença de Ael-Dann e Dar-Benn, comandantes supremos do império kree, que prendem os dois grupos: os krees por falharem com a segurança e os vingadores por serem considerados espiões.

E, por mais desesperadora que fosse a situação... ela ainda piora. Rapina, a ex-imperatriz do Império Shiar, se esgueirou pela cidade até chegar próximo aos comandantes krees... e os mata. Nesse momento, o comandante Ronan aparece e testemunha, além dos vingadores, a aparição da Suprema Inteligência Kree, criatura formada pelo intelecto de vários krees que já foi o ditador daquele império. Em uma espécie de golpe de estado, a criatura transmite ao povo a morte de seus líderes. E ordena que Ronan traga-lhe a cabeça da Imperatriz shiar, Lilandra. Na verdade, a Inteligência Suprema tem manipulado a situação e suas intenções podem vitimar os shiars e até mesmo seu próprio povo, os krees.

Continua...

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 436

 - Wonder Man 8 (Abril de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 196 ("Morte à Deriva")

História: 

* "Death Adrift" - Escrita por Gerard Jones, desenhada por Jeff Johnson e Stephen J. B. Jones, artefinalizada por Jan Harpes e Art Nichols

Através da liderança da imperatriz Lilandra, os shiars conseguem desmantelar os braceletes de Mar-Vell e, graças a isso, criar uma gigantesca Nega-Bomba. O dispositivo será enviado através de um portal estelar até o setor espacial dos krees. O problema é que a explosão poderá dizimar muito mais que os krees, levando-se em conta que o próprio sistema solar está no caminho do ataque. 

Magnum e Visão conseguem invadir a nave que, na verdade, é a própria Nega-Bomba. Imaginando que estão apenas cumprindo um contrato de segurança, os Piratas Siderais tentam deter a dupla de heróis, mas são convencidos por eles de que a situação é muito mais séria do que a recompensa de um contrato. Magnum blefa que sabe lidar com o dispositivo da bomba, fazendo com que os Piratas abandonem o local. Chega-se a um momento crucial em que a própria bomba tem que ser lançada no espaço e assim é feito, deixando os heróis à deriva.

Continua...

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 435

- Quasar 33 (Abril de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 196 ("Entregas Espaciais")

História: 

* "Spatial Deliveries" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rurik Tyler, artefinalizada por Fred Fredericks

Em sua perseguição a nave shiar que raptou o Capitão Atlas, Quasar enfrenta integrantes da Guarda Imperial. Sua última tática é transportar Nêutron, um dos guardas, para um ano-luz distante do Sol, utilizando seus poderes extraídos da zona quântica.

Quasar consegue alcançar a nave shiar e danifica seus propulsores enquanto resgata o Capitão Atlas. Mas os braceletes negativos do Capitão Mar-Vell já não estão no local. Um novo grupo da guardas imperiais recupera o Capitão Atlas e teleporta Quasar para longe (em uma inversão do truque que usou contra Nêutron). O herói sabe que não são boas as intenções dos shiars com os poderosos braceletes negativos.

Continua...
A+:

* A primeira aparição de Quasar se deu em uma história onde o Capitão América treinava novos superagentes para a SHIELD. Essa história foi mostrada na parte 206 de O Diário de Steve Rogers: http://www.quadrinhosdarkmarcos.blogspot.com.br/2012/11/o-diario-de-steve-rogers-parte-206.html

* Durante a prisão do Capitão Atlas, ele tem sua mente invadida por Oráculo, a mesma integrante da Guarda Imperial que contatou Rick Jones mentalmente, no início da saga Operação Tempestade Galáctica. Essa personagem, criada por Chris Claremont e Dave Cockrum para as histórias dos X-Men é uma versão da heroína Satúrnia, pertencente à Legião dos Super-Heróis (na qual a Guarda Imperial inteira é inspirada), da editora DC Comics.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 434

 - Avengers West Coast 81 (Abril de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 196 ("Também Servem Aqueles...")

História: 

* "They Also Serve..." - Escrita por Roy Thomas e Dann Thomas, desenhada por Dave Ross, artefinalizada por Tim Dzon

A equipe de vingadores que ficou na Terra (Agente Americano, Falcão, Gilgamesh, Hank Pym, Mulher Aranha, Harpia, Mulher Hulk e Vespa) são atacados por integrantes da Guarda Imperial Shiar. Na confusão, os krees Capitão Atlas e Doutora Minerva, que estavam miniaturizados na base dos vingadores da costa oeste, conseguem escapar com uma nave shiar. 

No espaço, Capitão Atlas descobre que sua companheira é o shiar transmorfo chamado Duende e que tudo era uma armadilha para que recuperassem os braceletes que Atlas roubou da tumba do Capitão Mar-Vell.

Mulher Hulk contata Quasar no espaço, que é o único capaz de deter os shiars. Mas, assim que se aproxima da nave, outros integrantes da Guarda Imperial o atacam.

Continua...

terça-feira, 23 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 433

 - Captain America 399 (Abril de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 195 ("Vinte Milhões de Anos-Luz da Terra")

História: 

* "Twenty Million LightYears from Earth" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins, artefinalizada por Danny Bulanadi

O grupo de vingadores designado a visitar o Império Kree foi capturado e levado para Hala, mundo central dos alienígenas. Ao chegarem, são requeridos por Ronan, o Acusador, líder da força policial dos krees. Com as mãos na nuca, Capitão faz sinal para Sersi. É um código de plano de ataque. Ela entende e transforma o uniforme de todos no de oficiais do Acusador. Confuso, Ronan pensa que os vingadores escaparam, enquanto os heróis, disfarçados, se misturam aos demais oficiais.

O disfarce é perfeito, pois a população, que teme a tropa de Ronan, se afasta quando eles avançam. Os heróis se escondem em um banheiro público para planejar o próximo movimento. Homem de Ferro pede que Sersi desfaça o feitiço que o transformou em um Acusador e a alerta para nunca mais mexer com sua armadura (apesar dela garantir que o feitiço não causa nenhum dano). Ainda irritado com a transformação, Homem de Ferro lembra que apesar do Capitão América ser o líder de campo, ele questiona a autoridade uma vez que é o único membro fundador dos Vingadores ali presente. Decide, por conta própria, fazer um reconhecimento aéreo. Clint Barton (ex-Gavião Arqueiro, que aqui está utilizando a identidade de Golias) se oferece para ajudá-lo.

Agora sob a identidade de civis, os vingadores tentam se misturar a multidão. Nos cartazes digitais das ruas, as imagens dos heróis mostrados como perigosos fugitivos. Pelo cartão de comunicação dos Vingadores, Homem de Ferro informa que ele e Clint localizaram a sede do governo kree. Diz também que vai esperar por uma hora. Após isso, irá invadir a sede com ou sem o grupo. Crystalis cria uma distração para que Sersi levite os heróis até a nave-outdoor e a dominem.

Quando estão chegando próximos a sede do governo são interceptados por Korath, o Perseguidor, que atinge Sersi primeiro, deixando-a inconsciente. Enquanto o restante do grupo enfrenta Korath, Capitão América sai da nave, preparando um ataque surpresa e consegue golpeá-lo. Fazendo com que o perseguidor derrube seu bastão energético, Capitão América se lança contra Korath desequilibrando-o. Resta outro bastão energético, que o herói toma e utiliza para danificar o jato de Korath. Ambos começam a cair. Somente graças ao Cavaleiro Negro, que faz com que um dos outdoors inclinem, é que o herói consegue deter a queda. Ainda assim, ele tem que alcançar a sede do governo, antes que o Homem de Ferro ataque.

Continua...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 432

 - Thor 445 (Março de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 195 ("A Guerra e o Guerreiro")

História: 

* "The War and the Warrior" - Escrita por Tom DeFalco, desenhada por Pat Olliffe, artefinalizada por Al Milgrom

A equipe de vingadores responsável por contatar o império Shiar (formada por Feiticeira Escarlate, Thor, Relâmpago Vivo, Capitã Marvel, Starfox, Magnum e Visão), esperam negociar o cessar da guerra com os krees através da Imperatriz Lilandra Neramani. Ao chegar ao Império, porém, se vêem diante de um fogo cruzado entre uma nave kree que está dizimando inclusive civis shiars. 

O poderosíssimo Gladiador, líder da Guarda Imperial Shiar, confunde os recém-chegados vingadores como se eles fossem os agressores. Após uma feroz batalha, Thor consegue derrotar o Gladiador e enviá-lo pelo portão estelar, por onde os heróis vieram, e faz com que seu martelo sele a passagem. Capitã Marvel e Relâmpago Vivo descobrem que a nave kree, na verdade, está sendo pilotada por um skrull, alienígena pertencente à raça historicamente inimiga dos krees, mas ele acaba cometendo suicídio, explodindo a nave e acabando, assim, com a prova.

Continua...
A+: 

* Lembrando que este Thor, na verdade, era Eric Masterson, que substituiu momentaneamente o legítimo filho de Odin. Eric revelou ser o novo Thor para o Capitão América.

domingo, 21 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 431

 - Iron Man 278 (Março de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 195 ("Decisões no Vácuo")

História: 

* "Decisions In A Vacuum" - Escrita por Len Kaminski, desenhada por Paul Ryan, artefinalizada por Bob Wiacek

Um dos jatos dos Vingadores (onde estão Capitão América, Homem de Ferro, Cavaleiro Negro, Sersi, Golias, Hércules e Crystalis) atravessou um portal aberto pelos shiars no sistema estelar da Terra, emergindo do outro lado, a centenas de anos-luz de distância, na fronteira do Império Kree. É então que se surpreendem encontrando uma enorme estação espacial. A missão do grupo é impedir a guerra entre kree e shiars, onde a própria Terra está em perigo por se encontrar em meio à batalha. 

Pousando na estação, o grupo consegue abrir as travas das comportas graças à tecnologia da armadura do Homem de Ferro. Estranhamente, a estação parece estar desabitada. Estudando a estrutura, Homem de Ferro consegue penetrar em uma das paredes onde o sistema primário da estação se encontra. Através dele, poderá acessar a rede de computadores, após decifrar os códigos alienígenas de segurança.

Minutos depois, um estranho ataque se inicia. Apesar de estarem em uma estação kree, deparam-se com um exército de soldados shiars altamente treinados e inimigos dos krees nessa guerra. Para que o Homem de Ferro tenha tempo de decifrar os códigos, os vingadores tem que enfrentá-los.

Homem de Ferro parece ter terminado de decifrar os códigos. Porém, descobre que os inimigos terão reforços em breve. Sem tempo para explicar, o herói de armadura parte ao encontro do novo inimigo, indo contra a estratégia de ataque do Capitão América, que se enfurece com a insubordinação.

Os Vingadores restantes conseguem derrotar todos os shiars e ficam em alerta quando uma enorme porta começa a se abrir. O que surge diante dela acaba com a breve esperança da vitória até então: Homem de Ferro, preso por um exército kree. O herói foi obrigado a oferecer rendição do grupo devido à desvantagem diante dos alienígenas.

Continua...
A+: 

* O clima pesado que se abate sobre os vingadores encontra aqui seu ponto de desavença. E, por incrível que aparente, ele se chama... Capitão América. O herói apresenta um comportamento de descontentamento com o grupo, agindo como um verdadeiro sargento ranzinza. O mais problemático integrante de seu grupo acaba se tornando o Homem de Ferro, praticamente um vice-líder, que não pensa duas vezes em ir contra as ordens do Capitão.

sábado, 20 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 430

 - Avengers 345 (Março de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 195 ("Reunião Tempestuosa")

História: 

* "Storm Gatherings" - Escrita por Bob Harras, desenhada por Steve Epting, artefinalizada por Tom Palmer

Uma nova e violentíssima explosão solar destrói a estação Starcore. Seus tripulantes escapam por pouco em um módulo salva-vidas, sendo resgatados por um grupo de vingadores. Esse grupo, sob a liderança de Sersi, intercepta uma frota shiar, responsável pela explosão solar devido à utilização de uma dobra espacial para teleportar suas naves. Ameaçando-os, os heróis conseguem não só derrotá-los como fazê-los prisioneiros.

A ameaça contra os alienígenas desagrada o Capitão América, que achou desnecessário tal atitude. Além do mais, questiona se Sersi teria chegado às últimas conseqüências para cumprir a ameaça.

Reunindo as duas equipes de Vingadores, Capitão América explica que eles devem convencer os shiars e os krees a cessarem as hostilidades. A ação tem como objetivo proteger a Terra do pior. Afinal, como explica o Visão, tanto os shiars quanto os krees estão usando o Sol como fonte de energia a fim de ativar uma fenda subespacial inerte. Esse portal, uma vez aberto, serve de ponte entre suas respectivas galáxias, reduzindo as distâncias que suas frotas devem trafegar. Isso poderá sobrecarregar o Sol ao ponto que ele entre em colapso, ameaçando a vida na Terra.

O Capitão América frisa que a missão da equipe não é intervencionista, mas diplomática. Para tanto divide a equipe em três grupos. Ele, Agente Americano, Homem de Ferro, Cristalys, Hércules, Cavaleiro Negro e Sersi irão para o Império Kree (Sersi não parece muito satisfeita em seguir com o Capitão, já que estão se estranhando devido a opiniões divergentes). Thor, Magnum, Visão, Feiticeira Escarlate, Capitã Marvel e Relâmpago Vivo irão ao Império Shiar. Enquanto isso, Mulher-Hulk, Falcão, Harpia, Mulher-Aranha, Hank Pym e Vespa, Gilgamesh e Gavião Arqueiro permanecerão na Terra em sinal de alerta. O Gavião não fica nada satisfeito em ficar no banco de reservas e, com a ajuda do soro de Hank Pym, aumenta o seu tamanho, tornando-se Golias (identidade que assumiu da primeira vez que os vingadores enfrentaram os krees). Com esse aumento de força bruta, Capitão troca Golias pelo Agente Americano, que agora ficará na Terra.

No espaço, as equipes se separam, cada uma delas com uma missão de apaziguar o ânimo entre duas raças que poderão destruir o Sistema Solar.

Continua...
A+:

* O desenhista Steve Epting havia acabado de começar sua carreira em uma grande editora. Vindo da editora First Comics (que encerrou suas atividades em 1991), começou a desenhar a revista dos Vingadores, no qual fez relativo sucesso para permanecer por anos como o desenhista oficial. Anos mais tarde, seu trabalho de mais evidência seria nas páginas da revista mensal do Capitão América.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 429

 - Wonder Man 7 (Março de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 194 ("Espaço Dividido")

História: 

* "S-Kree-M" - Escrita por Gerard Jones, desenhada por Jeff Johnson, artefinalizada por Dan Panosian

Designado pelo Capitão América para defender o jovem Rick Jones do ataque dos shiars e dos krees, Magnus agora conta com um probleminha inusitado. No asteróide que serve de mausoléu ao Capitão Marvell, o alienígena kree conhecido como Capitão Atlas viola a tumba e rouba os braceletes do saudoso herói. Acontece que esses braceletes, quando se tocavam, faziam com que Jones e Marvell trocassem de lugar. O vilão descobre isso acidentalmente, quando tenta escapar de Quasar (herói que o prendeu roubando o mausoléu). Ou seja, enquanto Rick foi parar no asteróide, Atlas foi parar... ao lado de Magnum.

Para o azar de Magnum, Atlas aprende rápido sobre a troca de espaço com Rick Jones e usa a capacidade dos braceletes para atacá-lo. Golpeia Magnum e, quando o herói revida, troca de lugar rapidamente com Rick Jones. Magnum se detém no último segundo para não atingir o jovem... mas, tendo esse momento, é atingido por Atlas novamente que troca de lugar para atacá-lo. Esse tipo de ataque dura um bom tempo e Magnum apanha bastante... até que o herói consegue contar o tempo entre as trocas e, em dado momento, consegue golpear Atlas e afastar os braceletes para que as trocas acabem.

Levando o vilão para a sede dos Vingadores (para onde Quasar consegue finalmente levar Rick Jones), Magnum participa de uma reunião onde o Capitão América anuncia que os shiar e os krees estão em guerra... com o sistema solar no meio dos ataques.

Continua...
A+:

* A saga Operação Tempestade Galáctica foi apresentada não somente nas revistas dos Vingadores (que contava com Vingadores e Vingadores da Costa Oeste) como também nas revistas mensais de heróis que eram vingadores, como Quasar, Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Magnum.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 428


 - Quasar 32 (Março de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 194 ("A Tumba de Mar-Vell")

História: 

* "The Tomb Of Mar-Vell" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Greg Capullo, artefinalizada por Harry Candelario

Ao investigar sobre estranhas explosões solares, Quasar desconfia que as mesmas estejam sendo causadas por dobras espaciais como a que os shiars utilizaram para fugir da Terra. 

A bordo da estação espacial Starcore, que traz cientistas que estão estudando o fenômeno, Quasar recebe um chamado dos Vingadores. O asteróide que serve de mausoléu para o corpo do Capitão Marvell está sendo roubado.

Na Terra, Capitão América designa Magnum para proteger Rick Jones, já que ele está sendo visado com a guerra entre krees e shiars.

Chegando ao asteróide, Quasar descobre um casal de krees tentando roubar os braceletes que eram utilizados pelo Capitão para trocar de lugar com Rick Jones. No entanto, há mais alguém no asteróide: a Guarda Imperial Shiar, formada por diversos alienígenas. Em meio à batalha, um dos krees utiliza o bracelete e Rick Jones é transportado para o asteróide. O problema é que, diferente dos outros presentes, Rick não poderá viver muito tempo nos rigores do espaço.

Continua...

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 427

 - West Coast Avengers 80 (Março de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 194 ("Sempre alerta... Sempre vigilante")

História: 

* "Turn of the Sentry" - Escrita por Roy Thomas e Dann Thomas, desenhada por David Ross, artefinalizada por Tim Dzon

Capitão América se une aos Vingadores da Costa Oeste para resgatar Rick Jones. Descobre que o jovem é refém dos alienígenas conhecidos como Shiars. Uma integrante desse grupo, chamada Oráculo, usa seus poderes mentais em Jones para localizar maquinário Psico-Magnetron. Localizando-o em uma caverna, descobrem que está sendo guardado por um enorme robô Vigilante, dos krees (criadores do maquinário).

Os Vingadores chegam até a caverna onde os Shiars estão e iniciam uma batalha com os mesmos, que parecem querer roubar o Magnetron. Além dessa ameaça, ainda tem que lidar com o Vigilante, que ataca ambas as equipes. Com a distração do robô, os shiars conseguem escapar e sua nave alcança o espaço rapidamente. Capitão América entra em contato com o vingador cósmico Quasar, único capaz de seguir a nave shiar (mesmo que essa esteja a 80% da velocidade da luz). Quasar consegue segui-los sem problemas, mas uma explosão solar faz com que os perca de vista.

Estariam os Shiars entrando em guerra com os Krees?

Continua...

terça-feira, 16 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 426

 - Captain America 398 (Março de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 194 ("O Pesadelo Desperto")

História: 

* "It Came From Outer Space" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins, artefinalizada por Danny Bulanadi

Sede dos Vingadores. Peggy Carter informa que está preocupada com Rachel. Ela saiu para a aula de informática e ainda não voltou. E já são cinco da manhã. O único que a viu foi John Jameson, que a levou até a aula, mas, estranhamente, não a foi buscar. Em meio à preocupação, os monitores apresentam um chamado do jovem Rick Jones, que diz estar tendo estranhos sonhos com uma invasão dos alienígenas conhecidos como krees. E a Inteligência Suprema Kree, entidade que governava os krees de forma ditatorial, era capaz de afetar os sonhos das pessoas. Pode ser algo sério. O Capitão pede a Peggy que convoque John Jameson para a plataforma de lançamento. Eles seguirão para Benson, no Arizona.

No caminho, Capitão América pergunta a John Jameson sobre Rachel. Se sabe aonde ela iria depois da aula e porque não a foi buscar. John diz não saber, mas responde de forma ríspida, causando um clima ruim a bordo.

Descendo próximo a uma lanchonete de beira de estrada, Capitão América se encontra com Rick Jones. Enquanto estão conversando, a dupla é atacada por um enorme robô. Ou, mais especificamente, um enorme robô controlado por um robô menor, que monta em suas costas. Enquanto Rick é capturado pelo maior, o Capitão tenta se livrar do menor. Assim que o derrota trata de encaixar-se na cavidade que servia de montaria no maior e, com o escudo, causar-lhe algum dano. Enquanto o herói derrota os robôs, pede a Rick Jones, que parece ser o verdadeiro alvo, que fuja em sua ciclovoadora. O Capitão ouve o barulho de seu veículo levantando vôo... mas será que Rick conseguiu fugir?

Continua...

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 425

 - Captain America Annual 10 (1991)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América Anual n° 1 ("Chamado do Dever")

História: 

* "The Von Strucker Gambit (Part 3)" - Escrita por D.G. Chichester, desenhada por Mike Manley

De plantão na Mansão dos Vingadores, Capitão América atende um chamado da polícia para os Vingadores com suspeitas de atividade super-humana. Chegando ao local, um necrotério, o herói encontra uma mulher massacrando um dos seguranças. Ele consegue detê-la, mas ela parece ter alcançado o que queria... um molho de chaves... e foge por um dos corredores. O segurança, ferido, acaba atrasando o Capitão América, que cuida dele improvisando ataduras para seus ferimentos. Logo em seguida ele chega até uma sala onde estão as gavetas com os corpos. Aparentemente, a mulher encontrou o que foi buscar... partes de corpos. O herói é surpreendido com a chegada de Nick Fury.

Fury informa que a mulher chama-se Romulus e trata-se de um ataque da Hidra e que 1500 agentes já foram mortos. Capitão América nota algo diferente no agente. Ele está mais tenso do que de costume. Raspando seu escudo, o herói consegue resíduos de tecidos da vilã. Ele ainda sugere procurar o laboratório genético Dupla Hélice.

Fury e o Capitão chegam até o Dr Fishman e lhe entrega o resíduo. Para a surpresa do Capitão América, descobrem que Romulus tem um corpo com melhoramentos genéticos. Uma tentativa da Hidra de fabricar... supersoldados. Romulus tem interesse nos laboratórios Dupla Hélice devido ao trabalho de correções de anormalidades genéticas praticados ali. Ela quer ser um humano normal. As partes de cadáveres que ela roubou no necrotério eram parte desse experimento.

De repente, o Capitão nota o brilho de uma arma do lado de fora. O herói salta e tira o cientista e Fury do caminho. Porém, o alvo (que também não foi atingido) era outro: Romulus, que irrompe pela janela. Enquanto o atirador continua disparando, Fury tenta socorrer Romulus, imaginando que ela esteja ferida. Não está e ataca o agente. Ela diz que só quer ser humana novamente. Com o consentimento do Capitão, o Dr Fishman aplica a fórmula em Romulus. 

O herói percebe um padrão no que Fury lhe disse sobre esses ataques até agora. A Hidra tem enviado sempre um caçador para sua caça. O Capitão salta pela janela e encontra o atirador. Na verdade uma atiradora. Mulher bem treinada e perigosa, que chega a feri-lo no rosto com uma navalha. Em meio à batalha da atiradora (chamada de Dakini), que se desenrola por um cabo ligando dois edifícios, Romulus o corta e a dupla atinge a parede de um dos prédios. Chegam ao solo, quando Dakini é ferida mortalmente por Romulus. O Capitão América percebe que ela se assemelha a um animal assustado, que quer apenas sair da condição de selvagem. Por isso, a deixa partir. Nick Fury não fica nada satisfeito com a decisão e ameaça atirar em Romulus. Capitão América o detém e diz que o agente tornou essa caça a Hidra uma guerra particular.

O que o Capitão não sabe é que Romulus retorna para a base da Hidra e reporta sua missão ao Barão Strucker. Toda essa perseguição foi orquestrada pela organização para observarem o modo de agir do Demolidor, do Justiceiro e do próprio Capitão América, assimilando suas técnicas para aperfeiçoamento de seus próprios agentes.

domingo, 14 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 424

 - Punisher Annual 4 (1991)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América Anual n° 1 ("O Fio da Navalha")

História: 

* "The Cutting Edge" - Escrita por Gregory Wright e D.G. Chichester, desenhada por John Herbert, artefinalizada por Don Hudson, Jimmy Palmiotti e Jim Reddington

Nick Fury continua sua caça em busca dos agentes geneticamente modificados pela Hidra. Dessa vez ele recebe ajuda do Justiceiro, que encontra o Guilhotina (capaz de gerar lâminas por seu corpo) auxiliando um chefão do tráfico de heroína. 

Guilhotina também é caçado por Takimoto, agente da Hidra designado a capturá-lo, e acaba também auxiliando o Justiceiro. O agente é morto pelo próprio Guilhotina.

O vilão, ao enfrentar o Justiceiro, acaba decepando um de seus braços com sua própria lâmina e cai nas águas do porto. Seu corpo, no entanto, é resgatado pelo Barão Strucker.

Falta apenas uma criatura a ser capturada.

sábado, 13 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 423

 - Daredevil Annual 7 (1991)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América Anual n° 1 ("Morte Desfigurante")

História: 

* "Crippling Death" - Escrita por Gregory Wright, desenhada por Ron Garney, artefinalizada por Doug Hazlewood

Primeira parte (de 3) da saga que mostra o renascimento da Hidra.

De um laboratório genético da Hidra, três criaturas escapam, ameaçando revelar que a organização (liderada pelo Barão Von Strucker) está de volta. Para encontrar as criaturas, Strucker envia três assassinos com especialidades diversas.

A primeira experiência se chama Sathan, uma felina humanóide que é capaz de sugar a energia vital de suas vítimas, fazendo com que se tornem zumbis que a servem. Para capturá-la, Strucker designa o mercenário conhecido como Striklan, o Mutilador.

A perseguição acaba na Cozinha do Inferno, onde o herói Demolidor tenta deter a matança e é auxiliado por Nick Fury, da agência SHIELD, que está investigando os passos de seus inimigos da Hidra. Quando o herói cego consegue dominar Sathan (quase perdendo sua própria vida ao ter sua energia vital sugada), Strucker elimina a prova de suas atividades explodindo a cabeça da vilã. Quando isso acontece, os zumbis criados por ela perdem a mobilidade e o Demolidor consegue se recuperar.

Mas Nick Fury ainda continua na perseguição a Strucker.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 422

- Captain America 397 (Fevereiro de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América n° 192 ("Criaturas da Noite - Parte 2")

História: 

* "Shot in the Dark" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins, artefinalizada por Danny Bulanadi

Capitão América percebe que está sob o efeito de algum gás alucinógeno contido na bomba de Halloween. O vilão, e seu parceiro Asa Negra, aproveitam o momento de fraqueza do herói para atacá-lo. Mesmo assim, o Capitão revida como pode. Ele abre os olhos por um instante para ver se os efeitos alucinógenos passaram... mas ainda está vendo monstros. Com os olhos fechados, executa uma seqüência de combate na esperança de atingir os vilões.

Uma forte luz parece surgir fora do porão da Mansão Caveira e isso chama a atenção dos vilões. É o tempo que o Capitão América necessita para que a droga alucinógena seja eliminada de seu corpo. Quando consegue abrir os olhos, o herói constata que o porão foi cercado por uma das esferas de força do Caveira Vermelha, uma espécie de campo de força que sela a entrada. A única saída pelo local (provavelmente utilizada pela dupla de vilões) é pelas masmorras da Mansão. De fato, após seguir pelo labirinto de túneis, o Capitão consegue surpreende-los. Asa Negra é nocauteado, mas o capacete do Halloween amortece o impacto. Com mais alguns golpes, o vilão restante é desacordado.

Capitão América utiliza seu cartão dos Vingadores e chama por Thor e pede que ele retire o campo de força que os prende. Arrastando a dupla de vilões pelos túneis, logo o Capitão tem uma surpresa. Ambos são alvejados e mortos. Das sombras, ele ouve uma conhecido lema. "A Justiça foi feita". É o Carrasco do Crime. O mesmo que supostamente matou o Caveira Vermelha. De fato, ao longe, consegue avistar o Carrasco. O único, porém é que o justiceiro começa a desaparecer... e ele não tinha poder nenhum. Com uma das bombas que pegou de Halloween, o Capitão América consegue derrubar o Carrasco antes que ele suma de vez. Porém, ao fazer isso... descobre se tratar de outra assecla do Caveira. A Madre Noite, que é derrotada pelas alucinações do gás contido nas bombas. Essa, inclusive, é mais uma pista de que o Caveira está vivo, já que o corpo da vilã foi encontrado junto ao dele.

O herói captura Madre Noite, mas nota que Asa e Halloween sumiram. Suas mortes devem ter sido ilusões hipnóticas da Madre Noite. Thor chega ao local e não tem muito trabalho para entrar. Madre Noite deve ter desativado o campo de força para entrar. Os dois outros vilões, de fato, fugiram. Mas agora o Capitão tem uma maior evidência de que o Caveira está vivo.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 421

 - Captain America 396 (Janeiro de 1992)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América n° 192 ("Criaturas da Noite - Parte 1")

História: 

* "Trick or Treat" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins, artefinalizada por Danny Bulanadi

Controlada por Arnim Zola, a criatura conhecida com Doughboy leva Capitão América e Thor para o fundo de um lago, para afogá-los. Minutos depois, o martelo de Thor irrompe do corpo do monstro e retorna para seu dono, causando uma enorme explosão e fazendo com que os heróis sejam soltos.

Ao retornar para a Mansão Caveira, Capitão América tem uma surpresa. Ela simplesmente... desapareceu, não restando nada... exceto o porão. Descendo por ele, Capitão América logo percebe que há mais interessados no local. Um deles ele reconhece como sendo o vilão Halloween. Já o outro, o herói desconhece, mas seu uniforme e planador parecem ter como tema morcegos, animais que, de alguma forma, ele parece controlar. Mas o mais estranho nesse segundo elemento é que ele parece dizer que o Caveira Vermelha é seu pai. Capitão América consegue escapar do ataque da dupla, que parece fugir. Halloween atira uma espécie de granada, que o herói detém com seu escudo. Porém, estranhamente, o chão sob seus pés se abre e ele cai no que parece ser uma enorme abóbora flamejante gigante.

Continua...

A+:

* Capitão América é capaz de prender sua respiração por um tempo mais prolongado do que o normal (humano), utilizando uma técnica que chama de Transe de Baixo Consumo de Oxigênio. Com isso, é capaz de suportar a escassez de ar dentro do corpo gelatinoso da criatura conhecida como Doughboy por três minutos e meio.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 420

 - Captain America 395 (Dezembro de 1991)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América n° 191 ("Armadilha")

História: 

* "Rogues in the House" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins, artefinalizada por Danny Bulanadi

Capitão América treina Rachel, que deixou para trás seus dias como a ex-vilã Cascavel e se tornou a secretária dos Vingadores. Bernie liga para Steve, que confessa estar envolvido com alguém. Mesmo assim, a ex do Capitão convida o casal para uma festa particular e já sabe que o interesse romântico de Steve é a secretária.

Caveira Vermelha não só livrou Víbora da prisão... como também inicia um romance com a vilã... para o desespero da Madre Noite.

Ossos Cruzados, demitido pelo Caveira na edição anterior, vagueia pela cidade. Suas intenções, como sempre, não são nada boas. Em pouco tempo ele localiza Rachel, que está sendo cortejada por John Jameson, ambos funcionários de apoio dos Vingadores.

Uma brutal seleção de novos asseclas do Caveira (para substituir a vaga deixada por Ossos Cruzados) leva vilões a se enfrentarem até a morte. Dois deles são mortos e, mesmo muito ferido, apenas o vilão Degolador (que possuí uma adaga de adamantium) sobrevive.

Capitão América e Thor investigam a Mansão do Caveira a procura de pistas sobre o vilão. São capturados pela criatura gelatinosa conhecida como Doughboy e levados até seu mestre, o bioquímico suíço Arnim Zola. Mesmo questionado sobre a sobrevivência do Caveira, Zola nega que o vilão esteja vivo (obviamente, ele está mentindo, uma vez que foi o responsável pela farsa da morte do vilão). Zola ordena que Doughboy se livre dos heróis.

Continua...
A+:

* Apesar de o poderoso Thor estar acompanhando o Capitão América até a Mansão do Caveira, ele é facilmente dominado. Essa inexperiência se explica pelo fato desse Thor não ser o legítimo filho de Odin, mas trata-se de Eric Masterson, que assumiu a identidade do Deus do Trovão por uma período.

terça-feira, 9 de julho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 419

 - Captain America 394 (Novembro de 1991)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América n° 191 ("A Cruzada Escarlate")

História: 

* "The Crimson Crusade" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins, artefinalizada por Bud LaRosa

Capitão América e o "Capitão Alemanha" encontram o corpo do Caveira Vermelha, recém assassinado, além dos corpos de seus asseclas, Madre Noite e Ossos Cruzados, na mesma situação. Aparentemente, conforme verificam nas câmeras de segurança, os vilões foram mortos pelo Carrasco do Submundo.

Porém, como o herói desconfia (sem provas, no entanto), o Caveira Vermelha... está vivo. Os corpos encontrados nada mais são do que bioplastóides criados por Arnim Zola para simular seus corpos a nível molecular (as mesmas criaturas simularam serem os vingadores para enganar o Capitão Alemanha). De sua outra base, o vilão revela ser o grande mentor de uma mega-operação envolvendo várias ameaças ao Capitão América. Até mesmo o próprio Carrasco do Submundo parece servir ao Caveira. Este, inclusive, é morto pelo vilão quando apresenta um relatório insatisfatório sobre sua missão.

O próximo passo do Caveira é libertar Víbora, que já foi conhecida como Madame Hidra, da prisão. Após a fuga, o vilão oferece a Víbora a oportunidade de realizar suas mais insanas fantasias subversivas.

Continua...
A+:

* O Caveira Vermelha é mostrado como o grande líder por trás de várias ameaças enfrentadas pelo Capitão América nos últimos anos. Dessa forma, em sua sala de reunião, vemos: o líder da organização Cães de Guarda, o Carrasco do Crime, Labareda (da Resistência Mutante), Pecado (filha do Caveira Vermelha), Mercador do Poder, Número 7 (um dos peões do Império Secreto), o vilão conhecido como Treinador, Arnim Zola, Barão Strucker (da Hidra) e o Ministro Sangue (mentor do Campo da Raiva).

* Ao se mostrar o Caveira Vermelha como grande manipulador dos inimigos do Capitão América, reafirma-se o vilão como grande nêmeses do herói.

* Ossos Cruzados é demitido pelo Caveira Vermelha por questionar a decisão do vilão em recrutar Víbora (que estava presa). Porém, como o truculento assecla do Caveira destaca, ele ainda será procurado. Afinal, o Caveira Vermelha o deixou viver.